Já imaginou ser deixado na mão num momento de urgência porque o extintor apresentou problema? Isso pode ocorrer caso não haja a devida manutenção e como consequência, um incidente de risco pequeno, pode agravar e causar chamas de grande proporção. Entenda agora como funciona a manutenção de extintores e esteja devidamente preparado para evitar casualidades!
Em que nível está sua manutenção de extintores?
Estar com o extintor em dia é tão importante quanto tê-lo, e para garantir a longa duração que o fabricante promete, é importante realizar a manutenção preventiva. Para realizar os exames periódicos é fundamental que o procedimento seja feito por uma empresa registrada junto ao Inmetro, que garante a qualidade na inspeção e manutenção.
Já que o processo de manutenção de extintores não é feito por qualquer pessoa — exceto no nível 1, onde veremos logo abaixo — basta saber qual é a condição de seu extintor e assim, agir conforme demanda o estado de seu produto.
Níveis de manutenção
Nível 1 — Mensal
Consiste em checar, no local onde o extintor foi instalado, se a mangueira está em boas condições, limpar a superfície externa, avaliar o anel da válvula, substituir ou reapertar componentes não submetidos à pressão, e verificar a última recarga indicada no selo do Inmetro. Não deixe de registrar todas as inspeções mensais a fim de controlar as condições do aparelho.
Nível 2 — Anual
Esta manutenção deve ser realizada por equipe especializada em local apropriado. Os técnicos por sua vez, desmontam o extintor, verificam a carga, examinam se o cilindro precisa ser levado a ensaio hidrostático, averiguam o estado do recipiente para analisar se é necessário pintura, entre outros procedimentos.
Nível 3 — Quinquenal
Manutenção realizada de cinco em cinco anos, a partir da data de fabricação, da última vistoria ou caso o extintor apresente corrosão do recipiente. Nesse momento, há a revisão completa do estado do extintor. O procedimento consiste em fazer a troca de selos e rótulos, e a tinta da superfície é removida para realizar testes, onde está submetido a pressão, para avaliar sua resistência.
Importância da inspeção periódica
Ao passo que é dever do consumidor cumprir com o cronograma de manutenção de extintores, cabe a empresa qualificada garantir que todo o procedimento seja realizado com total segurança.
Estar em conformidade com as condições do INMETRO é tão importante, que as empresas credenciadas preenchem uma declaração do fornecedor, onde devem certificar que todo o processo é feito sob as diretrizes estabelecidas. Por isso, não deixe de questionar essa informação ao contratar o serviço.
Além disso, os níveis de manutenção não são meras formalidades, todas dizem respeito a normas registradas: NBR 12962, NBR 12962, NBR 13485, respectivamente. Precisando comprar ou trocar seu extintor? Não deixe para depois, conte com a MetalCasty para ter o serviço de fornecedor de equipamentos contra incêndios e tenha a garantia de segurança que você precisa!
|